The Toys That Made Us | Brinquedos Que Marcam Época

Série: Brinquedos Que Marcam Época
Ano: 2017 – presente
Temporadas: 3, disponível na Netflix
Episódios: 13
Duração: 45 min
Gênero: documentário

Sinopse: Barbie, personagens de Star Wars, He-Man, naves espaciais e tanques de guerra fizeram a cabeça de muitas crianças na infância. Agora, os criadores desses brinquedos discutem o sucesso e, às vezes, o fracasso dessas criações que giraram um mercado bilionário.
Temporadas:
S1: Star Wars, Barbie, He-Man, G.I. Joe
S2: Star Trek, Transformers, LEGO, Hello Kitty
S3: Power Ranger, Wrestling, My Little Pony, Teenage Mutant Ninja Turtles

Em uma indústria de brinquedos dominada pela demografia masculina, a co-fundadora da Mattel , Ruth Handler, inovou em 1959 quando pegou um conceito baseado na boneca alemã Bild Lilli e apresentou a Barbie ao mundo. Desde então, a linha de brinquedos se tornou a boneca mais vendida e um dos brinquedos mais influentes da história moderna, vendendo mais de um bilhão de bonecas em todo o mundo.
Em 1977, após ser rejeitado pela Mattel e Hasbro, Lucasfilm assinou com a Kenner Products para ter brinquedos produzidos para seu filme de ficção científica Star Wars . Foi uma aposta enorme, já que a Kenner era uma pequena empresa de brinquedos na época e o processo de negociação começou tarde devido ao sigilo de George Lucas sobre os projetos do navio. Desde então, as vendas de brinquedos da franquia Star Wars totalizaram US $ 14 bilhões em todo o mundo.
Em busca de uma nova linha de brinquedos para meninos para competir com Star Wars depois que suas linhas de brinquedos para Clash of the Titans e Flash Gordon fracassaram, os designers da Mattel se inspiraram nas obras de arte de Frank Frazetta , bem como em sua imaginação criativa, e lançaram o Masters das figuras de ação do Universo . A linha de brinquedos dominou as vendas de US $ 38,2 milhões em 1982 para US $ 400 milhões em 1986 antes de seu fim em 1987 como resultado da queda nas vendas para US $ 7 milhões e do fracasso crítico e financeiro da adaptação para o cinema de ação ao vivo .
Introduzido em 1964, Hasbro 's GI Joe: Luta Movable da América Man foi a primeira figura de ação na história brinquedo, mas uma crise do petróleo e queda nas vendas levou à morte de linha em 1978. Desesperado para organizar os seus próprios contra o Kenner Star Wars linha, Hasbro inspirou -se na Guerra Fria da era Reagan para reviver a linha como GI Joe: A Real American Hero em 1982, ganhando mais de US $ 51 milhões naquele ano e se tornando um dos brinquedos masculinos mais influentes de todos os tempos.
Desde que a série original foi ao ar em 1966, a franquia Star Trek teve uma história de altos e baixos no negócio de brinquedos - desde o kit de maquetes da AMT da USS Enterprise até a obscura mercadoria da Remco , à linha de bonecos de ação mais vendidos da Mego . Após a falência da Mego em 1983 e uma série de fracassos de Ertl e Galoob , a Playmates Toys adquiriu a licença de brinquedos no final dos anos 1980 e provocou um ressurgimento nas vendas de brinquedos da franquia. De meados dos anos 2000 em diante, empresas como Art Asylum e McFarlane Toyscontinuar a manter viva a franquia de brinquedos Star Trek .
Em 1983, quando a Hasbro estava procurando uma linha nova e fresca para vender junto com GI Joe, eles compraram a licença dos brinquedos Diaclone e Micro Change da Takara , e então contrataram a Marvel Comics para criar um enredo e nomes de personagens para o brinquedos. O resultado: Transformers . Apesar de Tonka lançar a linha Gobots mais barata seis meses antes, os Transformers da Hasbro conquistaram o mercado de brinquedos em 1984, arrecadando US $ 150 milhões naquele ano. No auge da popularidade da linha de brinquedos, The Transformers: The Movie chegou aos cinemas para capitalizar ainda mais seu sucesso, mas o filme polarizou fãs e colecionadores com a morte deOptimus Prime e maioria dos personagens originais. Como Hasbro tomou o controle total de Transformadores de Takara pelo final de 1980, as vendas diminuíram até que a linha de brinquedos foi descontinuado em 1991. Depois da fracassada Generation 2 reinicialização, Beast Wars rejuvenescido a franquia em 1995. Em 2007, o live-action Transformadores filme solidificou Posição dos Transformers como a linha de brinquedos carro-chefe da Hasbro.
Em 1949, após décadas fabricando móveis e brinquedos de madeira, a pequena fábrica de Ole Kirk Christiansen em Billund, Dinamarca , mudou-se para o plástico e criou os "Tijolos de ligação automática", que mais tarde seriam conhecidos como LEGO. Quando a empresa patenteou o sistema de tubos em 1958, a LEGO se tornou a linha de brinquedos dominante em todo o mundo durante as décadas de 1960 e 1970. Quando outros concorrentes capitalizaram com a expiração das patentes da empresa na década de 1980, a LEGO enfrentou forte concorrência até reportar sua primeira perda em 1998. Decisões comerciais ruins com licenças de filmes e o fracasso das linhas de Jack Stone e Galidor levaram a LEGO à quase falência até Jørgen Vig Knudstorpassumiu o controle da empresa e, trazendo-a de volta às suas raízes, rejuvenesceu os lucros da LEGO. Quando o filme Lego chegou aos cinemas em 2014, a LEGO se tornou a maior franquia de brinquedos do mundo.
Depois de deixar seu emprego no governo, o burocrata japonês Shintaro Tsuji formou uma empresa de brinquedos e presentes em 1960 que mais tarde seria conhecida como Sanrio . A empresa teve sucesso ao produzir mercadorias para mangás populares, como Anpanman, antes de comprar a licença da Peanuts . Mas depois de se cansar de pagar royalties a Charles M. Schulz , a Sanrio decidiu criar seus próprios personagens. Em 1974, Tsuji e a designer Yuko Shimizu trabalharam em um personagem baseado em gatos que acabou se tornando a Hello Kitty. Desde sua estreia, Hello Kitty se tornou não apenas o brinquedo feminino mais vendido no Japão, mas também um ícone da cultura pop para todas as idades em todo o mundo, ganhando pelo menos US $ 5 bilhões por ano.
Em 1984, Kevin Eastman e Peter Laird lançaram a primeira história em quadrinhos de Teenage Mutant Ninja Turtles . Seu trabalho autopublicado rapidamente chamou a atenção do presidente da Surge Licensing, Mark Freedman, que viu uma potencial mina de ouro nos personagens. Depois de ser rejeitado pela LJN, Mattel e Hasbro, Freedman conseguiu que a Playmates Toys, de Hong Kong, comprasse a licença das Tartarugas Ninja por US $ 150.000. Depois que o nível de violência foi reduzido e os personagens receberam um tom mais leve e bem-humorado, uma série animada de cinco episódiosestreou em 28 de dezembro de 1987. A popularidade do desenho animado aumentou a demanda por bonecos de ação das Tartarugas Ninja em 1988, já que as lojas de brinquedos tinham dificuldade em mantê-los em estoque. No auge da popularidade da franquia em 1990, um filme de ação ao vivo de sucesso foi lançado e mais de 100 milhões de brinquedos foram vendidos. Eastman e Laird mais tarde se separaram por causa de diferenças criativas, e a franquia foi eventualmente comprada pela Nickelodeon em 2009 por US $ 60 milhões.
Seguindo o sucesso de Kamen Rider , a Toei Company e a Bandai criaram a série Super Sentai em meados da década de 1970, posteriormente incorporando o elemento robô gigante de sua série Homem-Aranha . Encontrar um público ocidental para Super Sentai, no entanto, provou ser difícil quando Stan Lee e Margaret Loesch não conseguiram fazer com que as emissoras comprassem o Taiyo Sentai Sun Vulcan . Em 1984, Haim Saban comprou os direitos de distribuição internacional de Choudenshi Bioman da Toei, mas seu episódio piloto foi rejeitado pelas redes. Oito anos depois, Saban fez parceria com Loesch para adaptarKyōryū Sentai Zyuranger para a América do Norte. Após sua estreia em 1993, Mighty Morphin Power Rangers foi um sucesso estrondoso para Saban, Bandai America e Fox Kids , com mais de US $ 1 bilhão em vendas de brinquedos naquele ano. A franquia foi comprada pela The Walt Disney Company em 2001 antes de ser vendida de volta para Saban em 2010, depois para a Hasbro em 2018, encerrando efetivamente o envolvimento da Bandai após 25 anos.
Durante a década de 1970, a Hasbro estava à beira da falência devido à crise do petróleo. O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Avançado da empresa criou My Pretty Pony , que vendeu 500.000 unidades em 1981. Um ano depois, My Pretty Pony foi encolhido, feito com materiais plásticos mais macios e pintado em cores pastéis brilhantes para se tornar My Little Pony , o que fez US $ 80 milhões no primeiro ano. Em 1984, o primeiro especial animado de TV Rescue at Midnight Castle da toyline foi lançado, seguido por um longa-metragem teatral e uma série de TV em 1986. My Little Pony foi descontinuado em 1992, mas foi revivido em duas gerações com resultados mistos. Foi em 2010 que a animadora Lauren Faustrevitalizou totalmente a franquia com My Little Pony: Friendship Is Magic . O programa e a linha de brinquedos que o acompanha se tornaram muito populares não apenas entre as meninas, mas também entre um público masculino conhecido como " Bronies ".
Em 1984, a subsidiária da MCA Inc. LJN superou a oferta de Galoob e Remco para se tornar a primeira empresa de brinquedos a fabricar bonecos para a World Wrestling Federation (WWF) . A LJN arrebatou a Toy Fair de 1985 com sua linha WWF Wrestling Superstars. Remco contra-atacou com seus AWA All Star Wrestlers, mas falhou em vender mais que os números de LJN. O sucesso da LJN na década de 1980, no entanto, foi prejudicado pela controvérsia em torno de sua linha de pistolas de água Entertech , resultando na venda da empresa para a Acclaim Entertainmentem 1990 e a linha de Wrestling Superstars indo para a empresa canadense de brinquedos Grand Toys em 1989. Com o fim da LJN, a WWF assinou com a Hasbro uma nova linha de figuras de wrestling que atingiu o pico de vendas de US $ 100 milhões. Enquanto isso, Galoob assinou contrato para produzir bonecos para a WCW , mas quando David Galoob foi demitido de sua própria empresa, ele obteve a licença da WCW e fez bonecos com sua nova empresa, The Original San Francisco Toymakers. Durante o Monday Night Wars , o WWF assinou com Jakks Pacific depois que a Hasbro decidiu não renovar seu contrato. Em 1998, a WCW abandonou a SF Toymakers em favor da Toy Biz por seus números; por sua vez, SF Toymakers assinou com a ECW em 1999. A guerra entre empresas de lutadores terminou quando a WWF comprou a WCW e a ECW em 2001.

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