Séries criadas por Ryan Murphy

Ryan Murphy é um escritor, jornalista e produtor de cinema e televisão americano. Vencedor de 5 prêmios Globo de Ouro e 7 Emmys, é mais conhecido por criar a série de comédia-drama musical Glee. Suas mais recentes séries são 9-1-1, Pose, The Politician e Hollywood. Ryan também criou as séries: Scream Queens, The New Normal, American Horror Story e American Crime Story.

Glee (2009 - 2015)
A série se concentra em um clube do coral de um colegial, na fictícia William McKinley High School, em Lima, Ohio. A história gira em torno de um grupo de adolescentes desajustados e seu cotidiano nos cruéis corredores do colégio, enquanto lutam para vencer a concorrência de clubes de canto de outras escolas. A trama mistura drama, música, humor e crítica social, abordando temas sobre: religião, sexualidade, bullying, suicídio, gravidez, decepções, morte, entre outros. 

American Horror Story  (2011 – presente)
American Horror Story é uma série antológica de terror, cada temporada é concebida como uma história independente, seguindo um conjunto de personagens e ambientações distintas, e um enredo com o seu próprio "começo, meio e fim". A primeira temporada, intitulada Murder House, é centrada na família Harmon, que se muda para uma mansão restaurada, sem saber que a casa é assombrada pelos seus antigos habitantes. 

1ª temporada: Murder House (2011)
2ª temporada: Asylum (2012–2013)
3ª temporada: Coven (2013–2014)
4ª temporada: Freak Show (2014–2015)
5ª temporada: Hotel (2015–2016)
6ª temporada: Roanoke (2016)
7ª temporada: Cult (2017)
8ª temporada: Apocalypse (2018)
9ª temporada: 1984 (2019)

American Crime Story O Povo Contra OJ Simpson (2016 – presente)
American Crime Story é uma série antológica de crimes reais. Cada temporada é apresentada como uma minissérie autônoma, seguindo eventos verdadeiros independentes separados. A primeira temporada apresenta o julgamento da acusação de assassinato de OJ Simpson, com base no livro de Jeffrey Toobin "The Run of His Life: The People v. OJ Simpson."

1ª Temporada: The People v. O. J. Simpson
2ª Temporada: The Assassination of Gianni Versace

A segunda temporada de American Crime Story explora o assassinato do estilista Gianni Versace cometido pelo serial killer Andrew Cunanan, com base no livro de Maureen Orth, "Vulgar Favors: Andrew Cunanan, Gianni Versace, and the Largest Failed Manhunt in US History."

Pose (2018 – 2021)
A história acompanha as lendas, ícones e mães ferozes da cultura do baile underground de Nova York, um movimento que ganhou notoriedade nos anos 80, e também examina aspectos de vários segmentos da vida, da cultura e da sociedade americana sobre o cenário LGBT+. Os personagens em destaque são dançarinos e modelos que competem por troféus e reconhecimento nesta cultura subterrânea e se apoiam em uma rede de famílias escolhidas conhecidas como Casas.

The Politician (2019 – presente)
The Politician gira em torno das aspirações políticas de Payton Hobart, um estudante rico de Santa Barbara. Payton tem um sonho: se tornar o presidente dos Estados Unidos. Enquanto o cargo não chega, o garoto de família rica tem seus planos traçados, que incluem entrar em Harvard, se tornar presidente do grêmio estudantil e conseguir as melhores notas. Mas o Ensino Médio pode ser muito mais difícil e competitivo do que ele imaginava.

Hollywood (2020)
A série acompanha um grupo de aspirantes a atores e cineastas que tentam chegar ao estrelato em Hollywood, após a Segunda Guerra Mundial. Cada personagem oferece uma visão única, destacando os sistemas injustos e preconceitos de raça, gênero e sexualidade que continuam até hoje.

Halston (2021)

Baseada em uma história real, Halston acompanha Roy Halston Frowick (Ewan McGregor), um famoso estilista e socialite americano que redefine o mundo da moda nos anos 70 e 80. Ele deixa de ser o designer de chapéus da ex-primeira dama Jackie Kennedy para despontar como um ícone da alta costura na Nova York da época. Em um piscar de olhos, Halston se torna símbolo não só de um império global, como também de luxo, sexo, status e fama. Mas o sucesso sobe à cabeça do empresário, que logo se vê em um vórtice de consumo de drogas e megalomania. Com sua natureza egocêntrica e amorosa, ele precisa lutar pelo controle de seu bem mais precioso: o próprio nome, que está no centro de uma oferta agressiva de aquisição. A queda do tão reputado designer vem na mesma velocidade de sua ascensão, marcando para sempre a história da moda.

Veja também séries criadas por Julie Plec, Michael Schur, Chuck Lorre, Shonda Rhimes e Chad Berlanti

Comentários